COMPANHIA DO SORRISO

COMPANHIA DO SORRISO
ywaelsoncompanhiadosorriso.blogspot.com

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Fichamento 7

Associação entre doença periodontal e patologias sistêmicas.

RICARDO FARIA ALMEIDA,* MÓNICA MORADO PINHO,**
CRISTINA LIMA,*** INÊS FARIA,**** PATRÍCIA SANTOS*****
E CLÁUDIA BORDALO******

*Médico Dentista. Mestrado em Periodontologia pela Universidade
Complutense de Madrid. Doutorado pelo Departamento de Medicina e
Cirurgia Buco-facial Universidade Complutense de Madrid. Docente
Responsável pela Disciplina de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.
**Médica Dentista. Aluna da Pós-Graduação em Ortodontia da Universidade do Porto. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.
***Médica Dentista. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa
****Médica Dentista. Aluna do Mestrado de Periodontologia da Universidade de Lisboa.
*****Médica Dentista. Aluna do Mestrado de Periodontologia da Universidade de Lisboa.
******Médica Dentista.Pós-graduada em Periodontologia pela Universidade do Porto. Aluna do Doutoramento de Universidade de Santiago de Compostela. Docente de Periodontia da Universidade Fernando Pessoa.
Rev Port Clin Geral 2006;22:379-90

DOENÇA PERIODONTAL
“A Doença Periodontal (DP) é uma infecção crónica, produzida por bactérias gram-negativas, com níveis de prevalência elevados,1 sendo a segunda maior causa de patologia dentária na população humana de todo o Mundo.”

“As manifestações clínicas da doença são dependentes das propriedades agressoras dos microrganismos e da capacidade do hospedeiro em resistir à agressão.”

“Embora o mais importante mecanismo de defesa resida na resposta inflamatória que se manifesta inicialmente
como gengivite, variações na eficácia protectora do processo inflamatório e o potencial patogénico das bactérias podem ser a causa principal das diferenças encontradas na susceptibilidade à Doença Periodontal. O processo inflamatório desencadeado pode culminar com a instalação de uma periodontite.”

“A resposta imune de cada indivíduo tem um papel importante no início e progressão desta doença, [...] e pode ser influenciada por factores de risco, biológicos e comportamentais.”

Gengivite
Define-se como uma inflamação superficial da gengiva onde, apesar das alterações patológicas, o epitélio de união se mantém unido ao dente, não havendo perda de inserção. É uma situação reversível, caso sejam removidos os factores etiológicos (bactérias). Contudo, tem um papel precursor na perda de inserção ao redor dos dentes se os factores etiológicos não forem eliminados.”

Periodontite
“A Periodontite corresponde a uma situação de inflamação com destruição do periodonto e ocorre quando as alterações patológicas verificadas na Gengivite progridem até haver destruição do ligamento periodontal e migração apical do epitélio de união. Existe uma acumulação de placa bacteriana, ao nível dos tecidos mais profundos, causando uma perda de inserção por destruição do tecido conjuntivo e por reabsorção do osso alveolar. A Doença Periodontal tem vindo a ser associada a diversas patologias de índole sistémica.”

DOENÇAS CARDIOVASCULARES
O principal factor responsável pela maioria dos casos de Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares é a
Aterosclerose. Trata-se de uma doença vascular progressiva caracterizada por um espessamento da camada sub- íntima de artérias musculares de médio calibre e grandes artérias elásticas.”

“colocou-se a hipótese das Doenças Periodontais, como doenças infecciosas, terem um papel na formação de ateromas. Efectivamente, vários agentes patogéneos periodontais foram detectados em placas de ateroma.”

“A pesquisa que documenta esta possível associação é relativamente recente, sendo um dos primeiros estudos o
de Mattila e col. em 1989. Este estudo verificou um pior estado de saúde dentária (índice dentário total) no grupo teste quando comparado com o grupo controlo e desde então muito se tem publicado sobre esta associação.”

“Considerando o tipo de patologia cardiovascular, são já vários os estudos que encontram uma associação forte entre Doença Periodontal e Doença coronária, Enfarte do Miocárdio e Eventos Cérebro-vasculares.”

“Apesar de alguns trabalhos sugerirem uma relação entre as doenças periodontais e as patologias cardiovasculares, estes estudos não são satisfatórios para afirmar a existência de uma relação de causa/efeito entre as duas. Efectivamente, apesar de estar bem documentada a associação estatística entre as duas patologias, não está ainda determinado, com exactidão, o mecanismo biológico que as relaciona.”

INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS
O início da Pneumonia Bacteriana está dependente da colonização da cavidade oral e orofaringe por potenciais patogéneos respiratórios, a sua aspiração para as vias aéreas inferiores e a falência dos mecanismos de defesa do hospedeiro.”

“Um estudo conduzido por Terpenning e col. numa população idosa, demonstrou um aumento do risco de pneumonia por aspiração quando a bactéria Porphyromonas gingivalis, associada à Doença Periodontal, estava presente na placa bacteriana e saliva dos pacientes.”

“Uma higiene oral insuficiente e a Doença Periodontal parecem estar, estatisticamente, relacionadas com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, embora nenhum estudo tenha demonstrado a influência da Doença Periodontal na patofisiologia desta patologia respiratória.”

“Os mecanismos que podem estar na base desta possível associação são a aspiração de patogéneos orais para os pulmões e a acção de enzimas associadas à Doença Periodontal que promovem a adesão e colonização por bactérias passíveis de causar doenças respiratórias.”

“Apesar de algumas publicações sugerirem uma associação entre a Doença Periodontal e as Infecções respiratórias, não é possível prová-la com exactidão.”

ARTRITE REUMATÓIDE
Segundo Harris, a Artrite Reumatóide é uma doença crónica inflamatória, de carácter destrutivo, que se caracteriza pela acumulação persistente de infiltrado inflamatório na membrana sinovial que pode conduzir à destruição das articulações.”

“A possível associação entre Artrite Reumatóide e periodontite foi avaliada e estudada em inúmeros artigos científicos. No entanto, os resultados obtidos não são consensuais, pois ainda que alguns estudos corroborem esta hipótese outros falham em demonstrar a hipotética relação entre as duas patologias de índole inflamatória e crónica.”

“A Artrite Reumatóide apresenta de uma forma geral um carácter progressivo. No entanto, podem ser detectados três tipos diferentes da doença: Artrite Reumatóide auto-limitada, Artrite Reumatóide facilmente controlável e Artrite Reumatóide progressiva.”

“Os padrõesde progressão da periodontite podem ser de três tipos distintos: periodontite «well mantained, periodontite «downhill e periodontite «extreme downhill».”

“A Periodontite e a Artrite Reumatóide apresentam mecanismos de patogênese similares, caracterizados por uma condição inflamatória exacerbada. No entanto, nenhuma relação causal pode ser estabelecida embora esteja devidamente documentado que pacientes com Artrite Reumatóide apresentam uma deterioração  umentada das condições periodontais em comparação com pacientes sem a doença.”

Havendo, desta forma “a necessidade de realizar mais estudos, eventualmente de intervenção, para determinar e  sclarecer qual a relação entre a periodontite e a Artrite Reumatóide.”

PARTOS PREMATUROS
A definição, universalmente aceite, do conceito de Parto Pré-Termo é a adoptada pela Federação Internacional  e Obstetrícia e Ginecologia (FIGO) e pela OMS em 1972, definição essa que considera Parto Pré-Termo aquele  que ocorre entre a 22a semana completa (154 dias) e a 37a semana (258 dias) de gestação.”

“A importância clínica deste problema reside no facto de o Parto Pré-Termo (PPT) ser uma das causas mais  importantes de morbimortalidade a nível mundial, condicionando mais de 60% da mortalidade neonatal total, sendo que a maioria das mortes ocorre em recém-nascidos cujo parto foi anterior às 32 semanas de gestação.”

“Entre os factores de risco associados à ocorrência de episódios indesejáveis durante a gestação, múltiplos estudos têm evidenciado a importância das infecções maternas no Parto Pré-Termo e no baixo peso. A Periodontite surge neste contexto como uma infecção de carácter crónico causada por bactérias predominantemente anaeróbias [...].”

“Apesar do mecanismo exacto através do qual a periodontite materna poderá levar à ocorrência do Parto Pré-Termo não estar ainda esclarecido, vários estudos têm encontrado uma associação estatisticamente significativa entre estas duas condições, sugerindo que, de facto, a periodontite pode ser um factor de risco não identificado para o PPT.”

“Numa perspectiva de cuidados de saúde, a periodontite pode ser, não só prevenida, como tratada. Desta forma,
se a periodontite for identificada como um novo factor de risco modificável para o PPT, parece-nos legítimo destacar o enorme potencial de benefícios que a intervenção periodontal poderá representar na redução do risco do PPT.”

“Apesar de inúmeros estudos sugerirem uma associação entre a Doença Periodontal e as Patologias Sistémicas anteriormente mencionadas, muitos outros existem que não corroboram essa relação. Assim, ainda que o melhor conselho continue a ser o incentivo à prevenção, salienta-se a necessidade de realizar mais estudos, eventualmente de intervenção, para esclarecer e determinar qual a real associação entre a Doença Periodontal (especificamente a periodontite) e estas patologias.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário