COMPANHIA DO SORRISO

COMPANHIA DO SORRISO
ywaelsoncompanhiadosorriso.blogspot.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fichamento 2

Aspectos genéticos e imunológicos da periodontite agressiva

Miguel Angel MuñozI; Rafael BaggioI; João Paulo SteffensI; Fábio André SantosII; Gibson Luiz PilattiII

IMestrandos em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
IIDoutores em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista (FOAr/Unesp). Professor de Periodontia na UEPG.

RSBO (Online) vol.7 no.1 Joinville mar. 2010

Fatores genéticos e ambientais estão associados à susceptibilidade do paciente à PA. Alguns polimorfismos têm sido relacionados com a intensidade da reposta do hospedeiro ao biofilme dental.”

“A agregação familiar é uma ocorrência comum na PA. A explicação para essa agregação seria a transmissão de polimorfismos genéticos que alteram a susceptibilidade do hospedeiro à doença, exacerbando a resposta inflamatória. O polimorfismo IL-6 (-174GG e -1480CC) aumenta a susceptibilidade à doença e pode ser transmitido verticalmente.”

Diante dos microrganismos do biofilme dental, os neutrófilos liberam quimiocinas, citocinas e moléculas de adesão, as quais promovem o recrutamento de novos neutrófilos e células de defesa, iniciando o processo inflamatório. As enzimas lisossomais e os radicais de oxigênio liberados pelos neutrófilos possuem poder antibacteriano, ao mesmo tempo em que proporcionam destruição periodontal.”

“A PA pode ainda ser subdividida em localizada ou generalizada, de acordo com sua extensão. Para a Academia Americana de Periodontologia (AAP), a forma localizada da doença apresenta forte resposta de anticorpos serosos aos agentes infectantes, ao contrário da generalizada.”

Em estudos realizados “Os resultados demonstraram que pacientes com PA localizada tenderam a exibir menores respostas de anticorpos a nove das 15 espécies analisadas, inclusive para os importantes patógenos Aggregatibacter actinomycetemcomitans, Porphyromonas gingivalis e Tannerella forsythia. Porém, de maneira geral, a análise estatística não apresentou diferenças entre as respostas de anticorpos nos dois subtipos da doença.”

“Foram realizadas coletas de urina, saliva e fluido crevicular gengival em bolsas profundas. A quantidade de neopterina encontrada na saliva, mas não na urina, foi estatisticamente superior nos pacientes com a doença do que nos do grupo controle. No fluido gengival, a diferença ocorreu em relação à quantidade total de neopterina, mas não a sua concentração líquida. Os autores concluíram que a neopterina está envolvida na PA e que tal conhecimento é importante para o entendimento dos mecanismos da doença periodontal.”

Dez amostras gengivais de pacientes saudáveis ou com gengivite e dez amostras de pacientes com PA foram coletadas para análise do número de células T e de citocinas presentes. As quantidades de CD3+ e CD4+ estavam diminuídas em pacientes com a doença, enquanto não houve diferença na quantidade de CD8+ nos dois grupos.”

“O biofilme dental é indiscutivelmente o agente etiológico primário da PA. Apesar de a AAP aceitar que muitas vezes a quantidade de cálculo/biofilme dental presente não é compatível com a destruição tecidual apresentada, a presença de cálculo supragengival foi considerada um fator de risco para a doença em uma população brasileira O fato de diferentes citocinas serem relacionadas ou não com a doença suporta a ideia de que a susceptibilidade varia entre raças, regiões e países, impossibilitando uma conclusão universalmente aceita sobre o papel de um determinado genótipo na susceptibilidade à doença.”

“Significa que uma informação universalmente aceita sobre qual genótipo mais se relaciona com a PA deve ser compreendida à luz da população estudada”

“A PA leva a um aumento na concentração sérica de diversas substâncias indicadoras de processo inflamatório, como mediadores químicos e citocinas pró-inflamatórias, além de apresentar resposta de anticorpos aos diferentes periodontopatógenos. Por essa razão, há uma preocupação ascendente com a inter-relação entre doença periodontal e saúde sistêmica, alvo de investigações e ampla discussão na literatura odontológica.”

“Por meio de algum mecanismo, a linha de defesa do organismo oferece uma resposta exacerbada a um estímulo externo (biofilme dental) que, ao mesmo tempo em que combate o agente agressor, promove destruição tecidual considerável.”

“Recentemente, demonstrou-se que a transmissibilidade da PA envolve alguns poucos loci, cada um com relativamente poucos efeitos. Isso é importante para que, no futuro, haja testes de susceptibilidade genética ou predisposição ao desenvolvimento da doença, intensificando o controle em pacientes predispostos.”

LEGENDA
·         PA - periodontite agressiva;
·         AAP - Academia Americana de Periodontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário